Como Fazer o Bebê Arrotar | Guia Completo

por

É muito comum, principalmente entre as mamães de primeira viagem, ficar com algumas dúvidas em relação ao arroto do bebê. 

Nesse guia eu respondo todas as principais perguntas sobre como fazer o bebê arrotar.

Existem algumas posições diferentes que você pode usar ao fazer seu bebê arrotar.

Já passei por esse momento 5 vezes e sei que existe muita coisa por trás desse simples arroto, por isso vou compartilhar com você tudo o que aprendi.

Qual a importância de fazer o bebê arrotar?

Às vezes acontece do bebê engolir um pouco de ar durante a amamentação, principalmente enquanto ainda é recém nascido, pois ainda está aprendendo a como mamar. 

Esse ar acaba ficando preso dentro da barriguinha do bebê e assim formar gases, ou seja, cólicas que causam desconforto para a criança. 

O arroto é uma forma de liberar esse ar e evitar assim as dores causadas por essas cólicas.

Preciso fazer o bebê arrotar toda vez que ele mamar?

Até os 6 meses de idade, é recomendado que faça o bebê arrotar sempre que ele mamar, porém a diferença de tempo para cada bebê arrotar pode variar muito.

Alguns bebês chegam a arrotar até mesmo durante a mamada, enquanto outros bebês podem sentir a necessidade de soltar esse arroto durante o sono (por isso as vezes podem acordar chorando logo após adormecerem). Tudo isso é normal, portanto você não precisa se preocupar.

Após a mamada, espere sempre cerca de 20-30 minutos antes de deitar seu bebê no berço, e sempre deite-o de barriga para cima com a cabeça mais elevada do que o resto do corpo.

Como fazer o bebê arrotar?

Existem várias posições que você pode utilizar para fazer o bebê arrotar, a mais comum é segurá-lo “em pé” no colo, com a cabeça da criança acima do nosso ombro. Mas você também pode colocá-lo sentado em seu colo com as costinhas do bebê bem retinhas.

Seja qual for a posição que você escolher, dê leves tapinhas curtos e ritmados nas costinhas, você também pode simplesmente esfregar a palma de sua mão nas costas do bebê em movimento circular. 

Qualquer um desses movimentos são indicados por cerca de 1 minuto, ou até você ouvir o arroto do bebê.

É comum que durante a tentativa de arroto o bebê acabe soltando um pouco de leite, portanto deixe sempre um paninho por perto.

Por que os bebês golfam?

É muito comum os bebês terem refluxo, resultando muitas vezes nos populares “golfos”. Existem bebês que tomam uma formula especifica só para diminuir o anti refluxo.

Isso acontece devido a uma parte do corpo do bebê que ainda não está completamente desenvolvida, digamos que ela é uma espécie de “válvula” que se abre pra comida passar sempre que engolimos algo e imediatamente se fecha, impedindo que a comida volte. 

Porém como essa “válvula” não está completamente desenvolvida nos bebês ela acaba não funcionando perfeitamente, então acaba acontecendo dela se abrir permitindo, assim, que o leite ingerido volte e acabe saindo pela boca do bebê.

Como dito, isso é muito comum nos primeiros meses de vida e conforme o bebê vai crescendo essa parte do corpo também ganha força e passa a funcionar normalmente.

Até quando preciso colocar meu bebê para arrotar?

Não existe uma idade específica em que você deve parar completamente de pôr seu bebê para arrotar, mas conforme ele cresce essa necessidade se torna menor, pois seu sistema digestivo já estará mais desenvolvido. 

O que normalmente acontece quando a criança passa a ingerir alimentos sólidos (a partir dos 6 meses).

Porém se após os 6 meses você notar que seu bebê ainda sofre com muitas cólicas e desconfortos intestinais, pode continuar a estimular o arroto em seu filho.

O que fazer a seguir

Nos 6 primeiros meses de vida, faça o bebê arrotar depois de cada mamada e sempre deite-o de barriga para cima.  

Para facilitar o arroto, após colocar o bebê na posição faça também uma leve massagem em suas costas.

Vale ressaltar que apesar do ar engolido durante a mamada causar cólicas, ele não é o único causador desse problema. 

Portanto se mesmo arrotando regularmente seu bebê continuar sofrendo com as cólicas, recomendamos você verificar com seu pediatra qual a possível causa.

Se você tem dúvidas de qual o melhor horário para seu bebê dormir e tirar as sonequinhas durante o dia, veja nosso artigo Cronograma de sono do bebê por idade.

Photo of author

Marcia Toledo

Mãe de 3, madrasta de 2 e avó de 4 me deu o titulo de Mãe Experiente. Depois de pura pressão social, decidi compartilhar meus conhecimentos sobre ser uma mãe e ter uma familia.